14/07/2011

16 de Julho de 2011 – Sábado da 15ª Semana do Tempo Comum (Semana III do Saltério) – Ano A – Cor: Branco – Nossa Senhora do Carmo (Memória)

 Rejubila, alegra-te, cidade de Sião,
eis que venho para habitar no meio de ti.

Zacarias 2,14-17
14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.
16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”
Palavra do Senhor.

Salmos – Magnificat: Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)
R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.
46A minh'alma engrandece ao Senhor, *
47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,R.

48pois, ele viu a pequenez de sua serva, *
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!R.

50
Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam.
51Demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos.R.

52
Derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou.
53De bens saciou os famintos *
e despediu, sem nada, os ricos.R.

54
Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,
55como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.R. 

Evangelho segundo São Mateus 12, 46-50
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:
'Eis minha mãe e meus irmãos.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.” 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
Palavra da Salvação. 

Reflexão sobre o Evangelho (Mt 12, 46-50)
Jesus não quer que nós sejamos Seus servos, pois o amor que Ele tem por nós não permite isso. O Apóstolo São João nos diz, no seu Evangelho, que Jesus não chama os Seus seguidores de servos, mas de amigos, porque lhes revelou tudo o que o Pai Lhe deu a conhecer. Mas, no Evangelho de hoje, Jesus vai mais além: Ele nos mostra que quer que todos os que Ele ama, e que O amam, sejam membros da Sua família, participem da Sua vida divina.
Para demonstrar o amor que temos por Jesus, não basta apenas afirmar o amor que se sente por Ele: é preciso ir além, é preciso conhecer e realizar a vontade do Pai. Somente quem faz a vontade do Pai ama verdadeiramente a Jesus, torna-se membro da Sua família e participa da Sua vida.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário